Poupar, investir, empreender. Três passos que mudarão a sua vida.

Poupar, investir, empreender. Três passos que mudarão a sua vida.

Você quer mudar a sua situação financeira ?
Quer sair da rotina que mais parece um labirinto ?
Você não consegue chegar onde quer com todos os seus esforços ?

Neste artigo vou te falar de 3 coisas que todas as pessoas em atividade devem fazer : Poupar, investir e empreender.

Cada uma delas depende da situação financeira em que a pessoa se encontra. É claro que, aqueles que já estão no terceiro passo, não precisam se preocupar tanto com o primeiro.

Vamos falar mais detalhadamente :

  • POUPAR : É algo que você deve fazer quando o 2º e o 3º ítens não são  possíveis ainda pra você. Mais a frente você descobrirá o porque.

Se seu dinheiro dá somente para pagar as contas do mês e nada mais, mesmo assim, te digo que, ainda é possível fazer uma reserva sim.

Você não irá poupar o que vai sobrar no final do mês, mas você vai forçar uma poupança. Você pode estar perguntando : É possível ? 

É totalmente possível sim. É para o seu benefício e também para benefício da sua família.

Você necessita que as coisas tomem um novo rumo na sua vida financeira.

E é somente você e ninguém mais que pode fazer algo para mudar esta situação.

Você precisa sair do “Piloto Automático”, ou melhor, da rotina aceitável do “Gasta Tudo Que Recebe”.

Quando você não tem recurso suficiente para investir, mas tem uma renda, você começa então a poupar, mesmo que forçadamente.

Saia da rotina que te impede de viver melhor, desfrutar das suas realizações.

Você já se acomodou com sua situação financeira e só reclama ?

Saia você mesmo deste “buraco” profundo. Não fique esperando que alguém vai te ajudar, por que isto não vai acontecer facilmente.

Como poupar então ?  Vejamos na prática :

1º) Você prepara, ou melhor, programa a sua mente para isto. É o que está ocorrendo neste exato momento. Se tudo isto for aceito pela sua mente, o resto fica muito mais fácil de acontecer.

2º) Todas as vezes que você for fazer compras ou pagar uma conta, você irá reservar um valor, que pode ser 5,10 ou 20,00. Depende de você, do quanto você estará engajado nesta nova “mentalidade financeira”.

3º) Esta quantia deve ficar no banco (de preferência numa conta nova, somente para este fim), ou até mesmo num cofre (não se trata de cofrinho de criança) dentro da sua própria casa. No caso de depositar a quantia determinada, estipule um período.

4º) Considere que abrir este cofre antes dele estar cheio ou retirar o dinheiro da conta bancária será uma grande derrota. Chame esta reserva de “Intocável”. Aconteça o que acontecer, não retire o dinheiro antes da hora. Você estará plantando para depois colher.

5º) Quando o cofre estiver quase cheio ou o período determinado (no caso da conta bancária) estiver quase vencendo, então você pensará no próximo passo que é Investir.

  • INVESTIR : Este próximo passo é muitíssimo importante, porque se for bem pensado, bem programado e bem feito, vai te levar a patamares muito mais altos.

Há uma frase que ouvimos muito, e é verdadeira, que diz assim :
“O melhor investimento é aquele que fazemos em nós mesmos”.

Se você trabalha como empregado(a), você investe na prosperidade do seu patrão e da empresa onde você trabalha.

Você poderá investir em você mesmo (e na sua família) de 02 formas, com 02 resultados bem diferentes, vejamos :

1ª) Investimento de pequenos retornos, com taxas melhores do que de uma poupança ou CDB, por exemplo :

  1. Tesouro Direto : Acessível para a grande maioria dos investidores. Ele é um programa do Tesouro Nacional que oferece títulos do governo de um jeito extremamente simples, prático e seguro. Mesmo com pouco dinheiro e pouca experiência, é fácil conseguir retornos interessantes para todo tipo de objetivo.
  2. Bolsa de valores (ações). Aqui você aposta em uma empresa. É necessário ter tempo para esperar muitos meses ou até anos para se ter resultados significativos. Há riscos de perda nesta modalidade.

2ª) Investir em algo novo, seu próprio negócio. Nesta modalidade você não precisa de um recurso financeiro muito alto. O retorno é muito maior e mais rápido do que qualquer um dos oferecidos pelas instituições financeiras. Vejamos alguns exemplos :

  1. Produza algo e venda você mesmo, ou pague uma comissão para vendedores. Você pode produzir diversos produtos bem aceitos pelo mercado como : produtos alimentícios, artesanatos, etc.
  2. Compre algo e revenda você mesmo, ou comissione vendedores.
  3. Invista em um treinamento, uma capacitação profissional que possa ampliar seus horizontes de oportunidades.

Pesquise, analise o mercado, veja o que está acontecendo ao seu redor, na sua cidade ou no seu bairro. O que se vende bem à sua volta ?

Vale à pena você “correr atrás”, se empenhar em prol de uma mudança da sua realidade.

Investindo desta forma, seu lucro será muito além de qualquer outro investimento e por tempo mais reduzido. Daí para frente o foco será empreender, é o que vamos ver a seguir.

  • EMPREENDER : Agora sim, as coisas vão tomar um rumo totalmente diferente na sua vida e na vida da sua família se você entrar por esta “porta”. 

Afinal, essa é uma maneira de conquistar sonhos por meio do seu próprio esforço, sem precisar depender tanto de fatores externos.

Quem empreende enfrenta uma série de desafios, mas, por outro lado, tem a chance de ganhar mais liberdade e ter a vida que sempre imaginou.

Chega de ver o patrão enriquecendo, adquirindo, viajando com a família e você chupando o dedo, só assistindo o sucesso dele.

Existem dificuldades e recompensas, e muita gente se pergunta :

  • Será que vale a pena empreender ?
  • Devo correr atrás do meu próprio negócio ?
  • É possível ser um empreendedor que alcance resultados urgentes ?
  • O mercado está me proporcionando esta tomada de decisão ?

Digo SIM para todas as suas indagações. E digo ainda que o mercado está excelente para novos empreendedores, principalmente para o empreendedorismo digital.

Existem 2 tipos de empreendedorismo :

  1. O “normal”, onde você tem um negócio físico, um endereço, um lugar para fabricar, um lugar para vender ou prestar serviço.
  2. O “digital“, onde suas negociações ocorrem 100% na internet. Este pode te dar um retorno excepcional, visto a quantidade imensa de negócios online que acontecem diariamente.

Mas, o que significa empreender ?

Segundo o dicionário, empreender significa executar um projeto ou tarefa. O empreendedor é alguém que coloca ideias em prática, por mais difíceis ou trabalhosas que sejam. Empreender também é inovar no modo de pensar e agir, liderando a realização de processos.

Normalmente o empreendedorismo se refere ao mundo dos negócios. No ramo profissional, empreender é tomar a iniciativa ao criar, lançar, vender ou aprimorar produtos, serviços, marcas, empresas e equipes.

Engana-se quem pensa que empreender é simplesmente abrir um negócio. Mais do que ser dono de um CNPJ, o empreendedor é aquele que cria ideias e se encarrega de tornar real tudo o que foi imaginado.

ALGUNS DEVERES/OBRIGAÇÕES :

Responsabilidade Própria

Ao empreender, você se torna responsável por ter e executar suas próprias ideias. Se por um lado isso pode ser bastante desafiador, por outro traz a grande possibilidade de construir seu próprio destino.

Quem empreende cria suas próprias oportunidades e, gera resultados por conta própria. Para isso, basta ter um produto ou serviço para vender, ou vender produtos de terceiros como é o caso do marketing de afiliados.

Necessidade de Aprendizado Constante

É preciso estar sempre correndo atrás de novos aprendizados, para aperfeiçoamento e maior rentabilidade do seu negócio.

Quando você é um empreendedor seu foco sempre será no crescimento dos seus resultados. Quem empreende precisa desenvolver seu negócio constantemente.

Sendo assim, o empreendedorismo força as pessoas a saírem da zona de conforto.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO EMPREENDEDOR ?

Retorno financeiro

Um dos motivos óbvios para empreender, seja no mercado “normal” ou no online é o retorno financeiro. No início, esse caminho costuma ser muito mais desafiador do que ficar na zona de conforto.

Contudo, no longo prazo você estará vendendo produtos e serviços e lucrando com eles.

É diferente de simplesmente você trocar seu tempo por dinheiro, como a grande maioria das pessoas fazem. Seu sucesso financeiro passa a depender apenas de você e dos seus resultados.

Liberdade de tempo

Quando você começa a empreender, a tendência é ter pouco tempo livre, dedicando muitas horas ao seu projeto, inclusive noites e finais de semana. Porém, quanto mais você avança, mais liberdade ganha para gerenciar sua própria agenda.

Trabalhar para você mesmo

Esse talvez seja o benefício número um de empreender : A possibilidade de trabalhar para você mesmo, fazendo aquilo que gosta, perseguindo seus próprios objetivos pessoais e profissionais.

Já imaginou levantar da cama todos os dias por uma excelente causa ? Isso é algo que não tem preço. É lógico que os desafios existem, mas ter essa motivação é justamente o que faz os bons empreendedores seguirem em frente.

COMO COMEÇAR A EMPREENDER ?

Seja um resolvedor de problemas

De certa forma, empreender nada mais é do que “resolver os problemas de outras pessoas”, ou melhor, suprir necessidades, “dores” e desejos.

Alguns especialistas de startups recomendam pensar em tudo o que incomoda você no dia a dia. Para cada incômodo, existe um problema a ser resolvido por um empreendedor.

Isto é o foco de qualquer empreendedor, mas vemos e ouvimos isto sempre com muita clareza no mercado de afiliados.

Assista o vídeo do empreendedor digital,
que já faturou
milhões de reais
com negócios online :

 

Sobre o Autor

Francisco Teixeira
Francisco Teixeira

Sou um Empreendedor Digital apaixonado por Negócios Online. Viver da internet é pra mim algo deslumbrante. Os negócios online me atraíram quando eu estava totalmente frustrado com a vida de "empregado" e "assalariado". Percebi logo que seria o Marketing Digital a oportunidade "de ouro" que eu precisava para a minha realização profissional e financeira. Um conselho meu : Não seja tímido diante das oportunidades. Os grandes players do Marketing Digital que faturam milhões de reais por ano encararam, arriscaram e acertaram o alvo ao iniciarem um projeto online. Lembre-se do velho ditado : Quem não atira no alvo, jamais vai acertá-lo". Saia da zona de "conforto".  Sua família espera por você. Deus é contigo.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *