O Que é Nicho de Mercado ? Como Escolher Nichos ?

Podemos dizer de forma objetiva que o nicho de mercado faz parte de um subconjunto de mercado, que apresenta suas necessidades ou preferências.

A estratégia dos nichos é essencial para o sucesso de qualquer negócio pessoal ou empresarial, visto que na segmentação dos mesmos, são aproveitados mercados inexplorados gerando uma vantagem competitiva.

O que é Nicho de Mercado

O nicho de mercado é o processo de segmentação de um mercado maior. Esse processo, é essencial para o sucesso de um negócio online, já que será por ele que o mercado será filtrado e analisado.

Vamos citar alguns exemplos para facilitar o seu entendimento :

1º) No mercado FINANCEIRO, podemos citar os seguintes nichos

a) Formas de rentabilizar seu dinheiro.
b) Como ganhar dinheiro online.

2º) No mercado de RELACIONAMENTO, vemos os nichos

a) A conquista de um(a) parceiro(a).
b) Sexualidade.

3º) No mercado de SAÚDE, podemos citar

a) Emagrecimento (perda de peso).
b) Eliminando a calvície.

Apenas alguns exemplos para você compreender melhor sobre os nichos de mercado. É como se fosse uma subdivisão de um mercado .

Para as empresas, isso significa determinar quais aspectos de um serviço ou produto são raros e capazes de atender a um público específico, afinal, o estudo de um público consumidor é de suma importância em qualquer negócio.

Pra você, significa mais retorno do seu investimento, acima de tudo é o que te interessa.

O nicho de mercado também é muito utilizado por empreendedores digitais, pois é fundamental para o seu sucesso.

o que é nicho de mercado

Escolher nichos lucrativos é essencial

É de suma importância saber como escolher nichos lucrativos para o sucesso do seu negócio na Internet. Ainda mais se você for um iniciante.

Em resumo, o sucesso do empreendedor digital vai depender da escolha de um bom nicho.

Como escolher um nicho de mercado ?

Existem várias formas de escolher um nicho, então passarei agora como fazer isso observando os pontos abaixo.

Esses pontos devem ser usados em qualquer empresa ou negócio para escolher os nichos dos seus projetos.

Existem vários recursos que podem ajudá-lo a definir seu nicho.

Seus produtos ou serviços podem ser desejáveis ​​para um subconjunto de seu mercado com base no custo, disponibilidade, velocidades de serviço e qualidade, entre outros fatores.

Você tem que determinar quais grupos de clientes têm necessidades especiais que você é capaz de preencher com base nas qualidades do seu produto, dessa forma você terá muitos clientes.

São eles que diferenciam você da concorrência.

Não seja ganancioso, seja realista, a ganância muitas vezes pode ser prejudicial para você.

Uma boa parte dos empreendedores digitais encontra dificuldade na hora de escolher o seu nicho. Afinal de contas esta etapa vai ser decisiva para o sucesso do seu negócio online, por isso é que o Treinamento Fórmula Negócio Online dá uma boa ênfase ao assunto.

Por exemplo, no mercado de calçados femininos, há muitos nichos ou segmentos diferentes.

Sapatos para mulheres que calçam 33-34 seriam um subnicho de mercado, assim como sapatos femininos para festas, sapatos para enfermeiras.

Aí, neste exemplo, vemos 3 coisas :

  • Mercado  : calçados
  • Nicho       : calçados femininos
  • Subnicho : calçados femininos para festa e para enfermeiras.

Divisão dos nichos de mercado

Quase todo mercado pode ser mais refinado, ou dividido, pelas necessidades e preferências particulares das pessoas que o compõe.

O conceito de nicho é muitas vezes associado ao conceito de segmentação de mercado, já que há muitas semelhanças.

Cautela na escolha do seu nicho

Para começar a escolher seu nicho lucrativo você deve ter cuidado com algumas “dicas” que aparecem na internet, por exemplo, “Faça o que você ama que o dinheiro vem automaticamente.”

Bom, eu não concordo com isso em alguns aspectos. 

O principal deles é que você deve definir o seu nicho verificando o que o público deseja e não o que você “gosta”, mas quando estas duas coisas ficam juntas é claro que o trabalho fica mais agradável.

Então o ideal antes de tomar uma decisão é fazer uma pesquisa.

Verifique se existe um número considerável de buscas na internet sobre o nicho que vai trabalhar. Acima de tudo o que a pesquisa mostra representa a realidade do mercado. Desde já te digo : trabalhe com o que realmente está sendo procurado pelas pessoas.

Se você já possui algum conhecimento ou habilidade com algum nicho de mercado, como por exemplo : Maquiagem, relacionamento entre casais, como aplicar na bolsa de valores, etc, você poderá aproveitar esta habilidade para trabalhar com algum nicho desta área.

Se você não possui habilidades em alguma área específica que dê para conciliar, então busque realmente o que está em alta na procura pelos usuários da internet.

Como ter ideias de Nichos de Mercado

Acontece muito das pessoas ficarem perdidas porque simplesmente não conseguem escolher nenhum nicho ou ficam inseguras na hora da escolha.

Usando a ferramenta de pesquisa

Uma ferramenta que vai ajudá-lo nestes casos é o Ubbersugest. Este site presta serviço de informação daquilo que está sendo buscado na internet. 

É excelente, principalmente para quem não tem ideias de nicho para trabalhar.

Por que o Ubbersugest vai te mostrar a quantidade de pesquisas feitas para uma palavra-chave e assim ele te dará ideias de palavras relacionadas.

Usando a sites de revistas

Você pode também visitar sites de editoras de revistas também, isto poderá te ajudar na escolha do seu nicho, já que seus artigos estão sempre relacionados com as tendências do mercado.

Os assuntos do momento saem nas revistas famosas. Eles podem dar muitas ideias a você, vejamos então algumas abaixo :

1-Editora Abril Revistas;

2-Editora Segmento;

3-Editora Minuano;

4-Editora Globo;

5-Editora Escala.

Usando as plataformas de produtos

Você poderá também buscar nas plataformas Hotmart, Eduzz e Monetizze os produtos mais aquecidos em termo de afiliação. Dessa forma quanto mais um produto estiver atraindo afiliados, mais este produto está vendendo. 

É muito interessante pesquisar diretamente nas plataformas para se ter uma idéia da movimentação e busca por um determinado produto dentro de um nicho, já que as plataformas revelam o índice de afiliação de cada produto. 

Escolha um ou mais produtos digitais, inscreva-se e assine a lista do produtor, caso exista.

Verifique como é a comunicação do produtor com os afiliados.

E caso o produto possua uma sessão de comentários veja o que as pessoas estão falando sobre o produto, isto é, perceba o grau de satisfação daquele produto.

Verifique se existem grupos e/ou páginas sobre os produtos digitais nas mídias sociais e participe delas.

Estes passos darão a você uma boa visão sobre o produto para saber se é um Nicho interessante para se trabalhar, já que estamos falando de uma etapa de suma importância do seu negócio.

Saiba mais sobre o mercado

Sendo já definido o nicho com o qual irá atuar, em seguida comece a aprender mais sobre as pessoas que compõe este nicho.

Sendo assim, você precisa conhecer mais sobre o mercado, sobre esse nicho que está prestes a entrar, faça breves pesquisas por conta própria, busque opiniões de especialista, leia livros, etc.

Estude a concorrência

Antes de iniciar sua estratégia de marketing digital focada em um nicho, você precisa ter certeza de que você está entrando em um nicho rentável, enfim você não pode perder tempo com um nicho mal escolhido.

Entenda que a concorrência vai existir, independente do Nicho com o qual irá trabalhar, entretanto há espaço para todos.

No Treinamento Fórmula Negócio Online é ensinado aos alunos como descobrir e se posicionar em nichos pouco concorridos e altamente lucrativos.

Clique na imagem abaixo para ouvir sobre o treinamento

nicho de mercado

Sucesso com seu nicho

O segredo para ter sucesso em qualquer nicho é o foco, porque quando trabalhamos com foco e produtividade tudo é possível. Não comece com dúvidas, e mesmo que vier alguma dúvida sobre o nicho escolhido no meio da sua trajetória, não perca o foco nele.

Tendências de mercado

Quando você começa a desenvolver uma experiência de mercado, e vai crescendo no empreendedorismo digital, igualmente você vai adquirindo habilidades para identificar tendências de mercado e agir de forma antecipada.

Você pode fazer pesquisas para entender e desenvolver uma visão mais clara sobre o mercado, e um dos principais objetivos dessa pesquisa é sim adquirir conhecimento do novo nicho, fazendo assim você se tornará mais seguro(a) na sua decisão.

Evite nichos de época no seu início, como por exemplo Como Fabricar Panetones em Casa. É um nicho apenas para final de ano, por isso ele não vai te dar sustentabilidade para um ano inteiro.  

Existem nichos maiores e menores, entretanto todos os nichos de mercado possuem suas particularidades, oportunidades e vantagens.

Escolher o Nicho com mais potencial

Para descobrir o potencial do Nicho que você vai trabalhar você deve olhar a sua volta para sentir o mercado. Por outro lado, não dependa totalmente do que está a sua volta.

Eu aconselho que escolha mais de um nicho antes de iniciar e compare qual deles oferece mais vantagens. Dessa forma a escolha do nicho final se tornará mais segura.

Fazendo uma análise

Uma análise fácil de se fazer é digitando a palavra-chave do Nicho no Google e verificar se aparecem anúncios. A princípio, se seu nicho aparece com frequência ao digitar sua palavra-chave, é porque este é um nicho bem quente. 

Quando aparecem muitos anúncios é sinal que circula dinheiro no Nicho.

Outro ponto é analisar o assunto…

Para citar como exemplo, aprender a fazer maquiagem, emagrecer ou a construir um negócio online são Nichos que tem bastante procura porque oferecem a oportunidade de “construir algo” que ofereça uma renda.

Abaixo vemos uma relação de 17 nichos bastante procurados, mas que não estão em ordem de procura :

1. Animais (adestramento canino)
2. Saúde / Emagrecimento (exercícios para perda de peso)
3. Infantil (cuidados com o bebê)
4. Ganhar Dinheiro (na internet)
5. Novo Idioma (aprenda do zero)
6. Tecnologia (aprenda consertar computadores)
7. Games (criação)
8. Desenvolvimento Pessoal (motivação)
9. Alimentação (receitas)
10. Jardinagem (como cuidar de plantas)
11. Moda Feminina (como se vestir)
12. Beleza (maquiagem)
13. Viagens (hotéis, lugares)
14. Concurso Público (preparando para a prova)
15. Relacionamento(como conquistar um(a) namorado(a))
16. Tocar Instrumento (aprenda tocar)
17. Finanças Pessoais (como economizar, como investir)

Pronto, agora você já conhece os nichos lucrativos para ganhar dinheiro online. Dessa forma você já está apto(a) para iniciar seu negócio online.

Aproveite essas dicas e não perca essa oportunidade.

Pegue seu ebook e aprenda como ser um afiliado de sucesso.

Pegue seu ebook e aprenda como ser um afiliado de sucesso.

Deixe seu email e enviarei pra você.

Não enviamos spam. Seu email está 100% seguro !

Sobre o Autor

Francisco Teixeira
Francisco Teixeira

Sou um Empreendedor Digital apaixonado por Negócios Online. Viver da internet é pra mim algo deslumbrante. Os negócios online me atraíram quando eu estava totalmente frustrado com a vida de "empregado" e "assalariado". Percebi logo que seria o Marketing Digital a oportunidade "de ouro" que eu precisava para a minha realização profissional e financeira. Um conselho meu : Não seja tímido diante das oportunidades. Os grandes players do Marketing Digital que faturam milhões de reais por ano encararam, arriscaram e acertaram o alvo ao iniciarem um projeto online. Lembre-se do velho ditado : Quem não atira no alvo, jamais vai acertá-lo". Saia da zona de "conforto".  Sua família espera por você. Deus é contigo.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.